Voltar para o Topo

Nossa História

Nossa história começa com uma inquietação, muito comum entre os voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV) naquele início dos anos 2000. Habituados a fornecer acolhimento e escuta empática a adultos em crise, que buscavam o CVV com questões intensas de auto-destruição, os voluntários se questionavam sobre a origem daquela fragilidade emocional. Em que momento do desenvolvimento nós perdemos o jeito de lidar com os desafios da vida?

A percepção era de que algo deveria ser feito, ainda na infância, para fortalecer as habilidades para enfrentar dificuldades. Em 2002, um grupo desses voluntários se encantou com o Amigos do Zippy, um programa inédito de educação emocional para crianças entre seis e sete anos que vinha sendo desenvolvido por especialistas multidisciplinares sob coordenação da ONG britânica Befrienders International.

Por meio da então recém-criada Partnership for Children, entidade internacional responsável pela expansão do Amigos do Zippy no mundo, o CVV se credenciou a adaptar e conduzir um piloto do programa no Brasil. Naquela primeira experiência, 276 crianças de oito escolas da Grande São Paulo participaram do projeto. O sucesso do programa no desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais embasou a fundação da ASEC – Associação pela Saúde Emocional de Crianças, em novembro de 2004.

“Um dia desses, eu estava triste e comecei a chorar. Minha filha perguntou o porquê de eu estar chorando. Respondi que era problema de adulto, e daí ela disse que aprendeu com o Amigos do Zippy que é bom conversar com as pessoas e dizer o que estamos sentindo. Achei muito interessante, pois ela agiu com naturalidade, querendo me acalmar. Em outra época, ela se apavoraria ao me ver chorando.”
Mãe de aluna de escola pública em Sorocaba

Para implementação do programa no Brasil, a ASEC desenvolveu seu próprio modelo de capacitação de professores e educadores, certificado pelo MEC em 2013 como uma tecnologia educacional promotora da Educação Integral. Também criou o Amigos do Zippy em Casa, metodologia que envolve familiares e cuidadores. Essa metodologia é hoje utilizada em diversos países da rede global. 

Os resultados chamaram a atenção de grandes organizações, com parcerias firmadas em 2010 com o Instituto HSBC Solidariedade e, em 2016, com a Universidade de Quebec para a implementação do piloto do programa Passaporte: Habilidades para a Vida, que viria a ser apoiado nacionalmente pelo Facebook.

Em 2020, com apoio do Google, a ASEC anunciou o MOVIMENTO SABER LIDAR, integrando e estendendo as ações, inicialmente focadas no ambiente escolar, para o mundo corporativo e para toda a sociedade. 


Ainda em 2020, a organização foi convidada para ser parceira do UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância para transpor alguns dos cursos e formações, originalmente preparados para o mundo presencial e analógico, para o mundo digital. Em julho de 2021, o projeto cresceu e incluiu o lançamento das Trilhas da Geração Zelo, desenvolvido por jovens formados em na metodologia de rodas de conversa chamada Caixa de Ferramentas.

Em novembro de 2021, o programa Caixa de Ferramentas foi apontado pela entidade educacional finlandesa HundrED como uma das 100 principais iniciativas educacionais do mundo – e a única no Brasil. A ASEC assumiu um protagonismo relevante devido ao impacto que seus programas e projetos provocam na mudança do contexto educacional e no potencial para ser replicado globalmente. 

Em 2022, ao completar 18 anos de fundação, a ASEC passa a ser ASEc+. A entidade chega à maturidade consolidando sua atuação. Além de jovens e crianças, que sempre estarão em primeiro plano, a ASEc+ assume sua vocação para atuar no indivíduo de maneira integral, do início da vida aos momentos de maioridade e maturidade etária, em qualquer espaço e momento da sociedade.

As metodologias de promoção de saúde mental da ASEc+ são universais, amplamente avaliadas no Brasil e no exterior. A elas alia-se o processo de sensibilização e formação de professores, educadores, equipes e gestores escolares, desenvolvido e aprimorado desde 2003. 

Nestes 18 anos, a ASEc+ atuou na formação de mais de 350 mil crianças, 8,5 mil professores e 8 mil familiares e cuidadores. O resultado são indivíduos preparados para  protagonizar suas  vidas e lidar com os desafios de nossa época, a partir dos recursos que a educação socioemocional proporciona.

Linha do Tempo